• B"H - Beit Chabad
  • Curitiba, Paraná

Perto de quarenta mulheres abrilhantaram a comemoração de Rosh Chodesh Elul, organizada pela Divisão Feminina Chabad, na terça feira, 30 de agosto.

Foi especial honra contar com a presença da estimada Sra. Ester Proveller, Presidente da Kehilá. O assunto da noite foi Design Interior e harmonia espiritual do lar.  O salão e as mesas decoradas  para realçar este tema, foi obra do nosso artístico Rabino Dubrawsky.

Lílian Zugman, incansável colaboradora na comissão de eventos de Beit Chabad, abriu a noite, dando as boas vindas, agradecendo a presença de todas e compartilhando alguns conceitos e tradições deste último mês do ano judaico. Morá Denise Weishof, dedicada coordenadora da Escola Israelita Brasileira Salomão Guelman proferiu a Brachá do novo mês em hebraico e português.

As talentosas arquitetas, Eliane Melnick Fisbein e Patrícia Teig, fizeram uma magnífica apresentação ensinando dicas fáceis para incrementar a decoração do lar. Intercalando as suas idéias de forma bem dinâmica e com projeções de PowerPoint ensinaram como criar novos visuais e levantar os ambientes, aproveitando os espaços e recursos existentes em  nosso lar. Todas as mulheres ficaram entusiasmadas com as múltiplas maneiras simples, econômicas e fáceis de executar, para mudar e renovar os aposentos de casa.

A arquiteta Gilda Zukin, convidada do Rio de Janeiro comoveu a platéia com sua história e as dificuldades e triunfos na sua trajetória espiritual. De forma bem cândida e com muito humor (evocando muitas gargalhadas das ouvintes) ela contou sobre suas frustrações e também das descobertas agradáveis a respeito das práticas religiosas como Cashrut, Shabat e Mikve, entre outras. Todas conseguiram se identificar com as diversas situações, questionamentos e sentimentos de revolta que ela descreveu no processo das mudanças que foram acontecendo na sua vida até chegar a assumir a nobreza de seu papel como mulher judia com convicção, orgulho e prazer. As mulheres cativadas pela simpatia, inteligência e capacidade profissional da palestrante trocaram e –mails para manter contato e receber as receitas casher para cozinha moderna que Gilda apresenta na Comunidade na TV no  Rio.

A sessão água na boca com a degustação de muitas receitas diferentes de bolo de mel e maçã para Rosh Hashaná se estendeu com calorosa confraternização entre as participantes. Às arquitetas foi presenteado uma lembrança como símbolo de agradecimento por sua valiosa colaboração no sucesso do evento. Foi sorteado um bolo que foi ganho por Sofia Kupper, Presidente das Pioneiras. Todas as participantes levaram um bonito cartão, impresso com uma receita para um lar feliz e Salmo 27 que costumamos recitar durante o Mês de Elul e os primeiros 21 dias do mês de Tishrei.

Um carinhoso agradecimento às patronesses da noite: Elena Rzeznik e Lílian Zugman e às mulheres que doaram o seu tempo para confeccionar os bolos de mel e maçã: Eidi Labkowsky, Raquel Fiselovici, Shoshana Antar e Tzivi Stolik, juntamente com a equipe do Buffet Kitov supervisionada pela querida e prestativa Sra. Sara Burstein.

 

rosh-chodesh