Login
     
- Kislev 25, 5778
Chabad em Curitiba PDF Imprimir E-mail

Sobre Chabad em geral clique no link O que é Chabad ou Lubavitch?

Sobre Curitiba clique no link Informações de Curitiba

Em agosto de 1981, o Rabino Shabsi Alpern, diretor do Beit Chabad central do Brasil sediado em S. Paulo, procurando expandir o trabalho do Chabad no Brasil, encontrou se com o jovem Rabino, recém formado, Yossef Dubrawsky e sua esposa Tila em Nova York, e ofereceu-lhes a oportunidade de atuar na cidade de Curitiba abrindo um Beit Chabad (Beit em hebraico significa casa, “Casa de Chabad”).

Um Beit Chabad visa trazer a fé, o calor e alegria da nossa religião a todos os níveis sociais e faixas etárias de uma comunidade, através de contato pessoal, amizade, apoio material e espiritual, promoção de eventos, aulas, atividades e palestras a toda a comunidade.

Após ambos os lados receberem aprovação e a bênção do Lubavitcher Rebe, o contrato foi realizado. Começou a parte burocrática, documentação etc. Em 20 de janeiro o casal, sua filha de dois anos e o filho de dez meses desembarcam em S. Paulo. Ficaram sete semanas em S. Paulo aprendendo Português enquanto os amigos do Chabad em Curitiba, os saudosos Sr. Manfred Silberspitz z”l e sua esposa Cecília, organizavam um apartamento bem centralizado na capital paranaense. Chegaram a Curitiba em março, dois dias antes da festa de Purim.

Esta festa foi comemorada na Sinagoga Francisco Frischmann com a participação do novo casal. Nos meses seguintes o Rabino Dubrawsky e sua esposa começaram a oferecer aulas em seu apartamento em yidish, hebraico e inglês sobre temas de judaísmo. Todo Shabat e Yom Tov compartilhavam a sua mesa com famílias diferentes, conhecendo e conquistando amigos.

Fatos Marcantes:

Para dar um impulso à mitsvá do acendimento das velas de Shabat e depois das velas de Chanucá montamos na fábrica “Studio Tacto” uma linha de produção de castiçais. Através da gentil colaboração de seu proprietário, Sr. José Feferbaum, milhares de castiçais para Shabat e Chanuká foram distribuídos gratuitamente na comunidade de Curitiba e em outras cidades.

A inauguração da primeira mikvê em Curitiba foi em dezembro de 1983 dando assim a oportunidade para se observar a preciosa mitsvá de Pureza familiar. Um desafio junto a então diretoria da Federação Israelita foi preparar alimentação Kasher e ambiente de Shabat para centenas de jovens de diversos locais no Brasil que viriam para participar das Macabiadas no CIP em 1985. Em Setembro de 1985, organizamos com a colaboração de todas as entidades judaicas de Curitiba uma linda EXPO Judaica, que atraiu centenas de pessoas para o CIP, apesar da forte chuva que caía naquele dia.

Aos domingos eram realizadas as atividades do clubinho Tsivot Hashem para crianças de 6-13 anos, na Sinagoga Fransisco Frischman, onde durante vários anos as crianças tiveram reuniões divertidas aprendendo judaísmo, fazendo trabalhos manuais criativos e gincanas. Depois começou o playgroup para crianças de 2-3 anos nas terças e quintas que se tornou no clubinho e escolinha que temos até hoje. A primeira colônia de férias Gan Israel foi em julho de 1984.

Datas:

A primeira Chanukiá gigante em Praça publica foi em 1986 e passou a ser uma tradição em Curitiba. Durante vários anos todas as famílias da comunidade recebiam mishloach manot entregue por voluntários da comunidade. Uma grande Suká abraçava a todos os judeus da comunidade por igual com Kidushim festivos à partir do ano de 1983.

Em março de 1988 realizou-se a semana da Mulher judia com a famosa cantora Rutie Navon somente para o público feminino. Em novembro de 1992 foi promovido o desfile das grandes mulheres da historia judaica. O Rock Chassidico em dezembro de 1992 marcou 10 anos de atuação do Beit Chabad com um jantar de queijos e vinhos Casher no Buffet do Batel.

Atividades:

Envolvimento da comunidade em festas de Opsherenish, Bar Mitsvah no estilo Chassidico, Casamentos chassidicos. Mulheres apreciam as orações e leitura de Salmos e estudo de Torá. 1985/1992. Kits para recém nascidos, apoio para mulheres indo ao parto, aulas para noivas, aconselhamento para casais, clube de Bat Mitsvah. Casherização de lares. Inauguração da nova mikve em Elul de 2001 traz novo impulso para uma mitsva tão importante. Começa o fenômeno dos Baalei Teshuva jovens, famílias inteiras, made in curitiba com muito carinho e dedicação agora espalhadas e atuando em Israel, S. Paulo, Rio de Janeiro, Las Vegas e N. Y. O nome de D’us é engrandecido; outras entidades hoje usam o B”H em seus convites e boletins.

Chabad procura despertar a faísca brilhante já existente em cada judeu provendo os “fósforos” para cada um acender a sua “chama” interior.

Sedes:

Al. Cabral, R. Buenos Aires, Rua Cel. Dulcídio (1984), Av. Vicente Machado (1985-1993), Av. Sete de Setembro (1993-1997). Em abril de 1997 mudamos para sede definitiva.(Rua Alferes Angelo Sampaio, 370)


O Beit ChabadO Beit Chabad do Paraná é uma entidade judaica beneficente, apolítica filiada ao Movimento Chabad-Lubavitch Mundial, dedicada a atividades culturais, sociais e de assistência que visa atender as necessidades da comunidade, abrindo oportunidade para que judeus, de todos os níveis, descubram e ampliem seu conhecimento na busca de sua herança genuína: a Torá - nosso verdadeiro e imutável guia de vida
 
Comentários (7)
aulas de hebraico
1 Seg, 29 de Setembro de 2008 15:41
Keila Apelfeld
OLá, meu nome é Keila e estou chegando em Curitiba agora , vim transferida a trabalho, sou executiva do grupo Ometz e gostaria de saber se tem alguma turma com aulas de hebraico.Estudei em colegio Israelita em S.Paulo, no Bialik, tenho familia em Israel, mas percebo que estou perdendo absolutamente o que aprendi nesses anos todos e também não conheço ninguém da comunidade judaica aqui em Curitiba. Gostaria de um retorno breve se possivel , já que estou a procura de voltar a estudar hebraico. obrigada, abs!
conhecer
2 Seg, 23 de Fevereiro de 2009 22:28
Rute Neves
Olá, meu nome é Rute não tenho certeza se sou decendente de judeus, pois há mistura de muitos povos em minha família, porém amo o povo judeu de todo meu coração e estou participando de uma kehilah em São Paulo, eu e meu marido fazemos todas sextas feiras no por do sol a cerimonia do cabalat shabat em nossa casa e guardamos o shabat que pra nós é um dia santo e é somente para o Eterno. Eu não tenho nenhum castiçal especial ainda mas não deixo de acender as velas do shabat e faço também as chalot toda sexta feira. Gostaria de ter mais conhecimento sobre as coisas do Eterno para poder cumprir todas as mitsvot, se vocês puderem me ajudar agradeço de todo meu coração.
Shalom
Conversão
3 Qui, 23 de Abril de 2009 11:55
Charles Castro
Aproveitando o assunto... Eu to lendo um livro do Maurice Lamm que trata justamente de retorno e conversão, ele fala exatamente as mesmas coisas que você Caroline. Mas durante a leitura não fica explícito quando ele diz que o interessado em conversão deve procurar um Rabino. E a minha pergunta é neste ponto, como dar o primeiro passo? Quem e onde devemos procurar? Posso procurar o Beit Chabad de Curitiba?

Um grande abraço,
Shalom
Caroline Hubner - contatos de São PAulo para conversão
4 Ter, 21 de Julho de 2009 12:07
Ruth & Chana
Somos 3 pessoas interessadas em conversão (Chana, Shimshom e eu. Praticamos kashrut, tzniut, shabatot, festas (yom tov) e hebraico básico há algum tempo. Gostaríamos de saber com quem falar aqui em São Paulo/SP se vcs têm algum contato.
Indentificação de descência Judaica.
5 Ter, 21 de Julho de 2009 14:32
Domingos Martin Pavani
...E sua descendencia será como as areias do mar, e como as estrelas do céu.
Assim falou Yavé para abrão no livro de genêsis.
Gostaria de saber se na região d Rhavenia antiga Italia existiu Judeus Italianos que alem do sobrenome judaico levaram nome dos principados de Rhavenia como os "PAVANI"?
..
6 Seg, 17 de Agosto de 2009 17:06
Caroline Hubner
..
respostas
7 Dom, 15 de Janeiro de 2012 19:03
Julio Lerner Knopfholz
Pra todo mundo que comentou:
Não há porque querer se converter. Pratique as sete leis de Noach.
Judaismo para Judeus.

Adicione seu comentário

Seu Nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Comentário:
 

Beit Chabad centro de estudos ganênu - o nosso jardim sinagoga mikve Clube de Bat Mitzvá Ki Tov!

Partilhar esta página..


Mais...
Facebook Image

Cabalat Shabat

chaláCabalat Shabat, toda sexta às 19h30, com Kidush depois da reza. É a sua oportunidade de se conectar e se reunir com seus amigos judeus. Venha com a família no Cabalat Shabat no Beit Chabad!

 

Busca um Beit Chabad no mundo

Chabad-Lubavitch Directory

Seja um parceiro

seja parceiro!

Seja um parceiro do Chabad, ajude-nos a ajudar outros! Se quiser ser voluntário, entre em contato conosco. Para fazer uma doação,


ou clique aqui.

Aulas do Colel

O Colel Curitiba está oferecendo aulas de uma grande variedade de assuntos. Você pode marcar uma aula individual ou participar em uma de nossas aulas já programadas. Para a programação do próprio semestre continue lendo. Leia Mais

Ofereça um Kidush!

Ou realize sua festa no Beit Chabad.

Comemore datas festivas e homenageie a memória de seus entes queridos no Beit Chabad.Leia Mais

Minyan diário

Horários das rezas no Beit Chabad:

De segunda a sexta-feira – Shacharit, às 7h30. Minchá e Arvit, às 19h
Cabalat Shabat -19h30
Shabat - Shacharit 10h; Arvit e Havdalá, no término de Shabat
Domingos e feriados brasileiros – Shacharit, às 9h30. Minchá e Arvit às 19h

Leia Mais


Copyright © 2016 Beit Chabad Parana, All rights reserved.