Login
     
- Nisan 30, 5777
O que é Chabad ou Lubavitch? PDF Imprimir E-mail

O Chassidismo
......................................................................................................................

chabad rebes
Fundado por Rabi Yisrael Ben Eliezer, o Baal Shem Tov, há dois séculos e meio, o Chassidismo espalhou-se rapidamente pelo mundo judaico. O Baal Shem Tov ensinava que o judaísmo e a Torá são propriedades de todos os judeus; que cada um, independente de seu status ou de suas qualidades pessoais, está perfeitamente capacitado a servir a D´us. A devoção, enfatizava ele, é vital para uma vida plena - e o potencial religioso da devoção é incalculável. Prazer e entusiasmo no atendimento aos desejos de D´us, calor e afeto no relacionamento com os outros - essas se tornaram as marcas de identificação do Chassidismo.

 

O Movimento Chabad-Lubavitch
......................................................................................................................

Enquanto a fé e a crença em D-us constituem o fundamento de nossa religião, Chabad-Lubavitch insiste no estudo intelectual e na compreensão de verdades religiosas por todos, cada qual segundo o seu nível intelectual, para criar uma aproximação ao Serviço Divino, tanto na mente quanto no coração.

Embora o Chassidismo Chabad-Lubavitch seja um sistema que atinge os mistérios mais profundos da Criação, ele utiliza amplamente ilustrações e exemplos da experiência, a fim de que seja compreensível, mesmo para aqueles que são menos dotados do poder de pensamento teórico abstrato.

A virtude desta filosofia Chassídica é que ela não se esgota com ensinamentos teóricos. Ela motiva e induz aqueles que a estudam a traduzir seu conhecimento intelectual em ações práticas, levando-os a um nível mais alto de sentimento e ação religiosa, inspirados pelo conhecimento e apreciação intelectual das verdades básicas que Chabad-Lubavitch expõe.

O Chassidismo Chabad-Lubavitch é assim um guia prático para todos os judeus, em todos os caminhos da vida, mostrando-lhes como enriquecer sua experiência religiosa pelo desenvolvimento dos atributos, tanto da mente quanto do coração, por meio de um esforço concentrado que provém de sua perfeita harmonia.

Mas os líderes do Chassidismo Chabad-Lubavitch não se preocupavam apenas com o nível espiritual de seu povo. Juntamente com sua grande influência no campo espiritual, eles dedicavam sua atenção para as condições gerais da comunidade judaica, motivados pelo seu ilimitado Ahavat Yisrael que é uma das molas mestras do sistema Chassídico. Amar um companheiro judeu significa amá-lo completa e incondicionalmente. Assim, o seu trabalho tinha um propósito duplo - melhorar as condições materiais de seu povo, assim como seu padrão espiritual.

A Filosofia
......................................................................................................................

Lubavitch, "A Cidade do Amor", era uma pequena cidade no condado de Mohilev, Rússia branca. Tornou-se a residência dos líderes do Movimento Chabad-Lubavitch em 1814, quando Rabi Dovber, filho e sucessor de Rabi Schneur Zalman se estabeleceu ali. Por mais de um século (até 1916) e quatro gerações de líderes Chabad-Lubavitch, ela permaneceu como o centro do Movimento. Assim, os líderes de Chabad-Lubavitch tornaram-se conhecidos como "Lubavitcher Rebes" e seus Chassidim como "Lubavitcher Chassidim".

Chabad enfatiza a importância em cumprir para si mesmo e transmitir para os outros a beleza, profundidade, consciência e alegria inerentes no estilo de vida baseado na verdade da Torá, que foi entregue ao povo judeu diretamente por D'us há 3311 anos, no Monte Sinai, iluminados pela luz do chassidismo.

Liderança
......................................................................................................................

O movimento é guiado pelos ensinamentos de seus sete líderes (Rebes), começando com Rabi Shneur Zalman de Liadi, de abençoada memória (1745-1812). Estes líderes tornaram acessíveis os mais refinados e delicados aspectos do misticismo judaico, criando um corpo de estudo composto de milhares de livros. Eles personificaram as milenares qualidades bíblicas de piedade e liderança, se preocupando não apenas com Chabad-Lubavitch, mas com a totalidade da vida judaica, física e espiritual. Nenhuma pessoa ou detalhe era pequeno ou insignificante demais para seu amor e dedicação.

O Báal Shem Tov
Rabi Yisrael Ben Eliezer (1698-1760) – O Mestre do Bom Nome.
Fundador do Chassidismo.

O Maguid de Mezeritch
Rabi DovBer (? – 1772)
Fundador do chassidismo Chabad.
Discípulo do Báal Shem Tov e professor de Rabi Shneur Zalman de Liadi. Fortaleceu o chassidismo de seu mestre, ancorando-o firmemente no pensamento e na prática judaicas.

Os Rebes


1º Rebe: O "Alter Rebe"
Rabi Shneur Zalman de Liadi (1745-1812)

Conhecido como “O Rav” e autor do Tanya; fundador da linha Chabad-Lubavitch dentro do Movimento Chassídico; discípulo do Maguid de Mezeritch, e pai do Mitteler Rebe.

2º Rebe: O" Mitteler Rebe">
Rabi DovBer de Lubavitch (1773-1827)

Conhecido pela amplitude e profundidade de seus ensinamentos e seu incrível amor por cada judeu, Dedicou sua vida ao serviço da comunidade tanto espiritual quanto fisicamente. Filho e sucessor do Alter Rebe, e tio e sogro do Tsêmach Tsêdec.

3º Rebe: O "Tsêmac Tsêdec"
Rabi Menachem Mendel Schneersohn (1789-1866)

Conhecido pelo título de sua responsa haláchica; sobrinho e genro do Mitteler Rebe, e pai do Rebe Maharash.

4º Rebe: O " Rebe Maharash"
Rabi Shemuel Schneersohn de Lubavitch (1834-1882)

Em sua curta liderança, Rabi Shmuel fortaleceu a Chassidut, combateu o anti-semitismo, e preparou o terreno para o alcance mundial de Chabad. Filho mais novo do Tsêmach Tsêdec, e pai do Rebe Rashab. 5º Rebe: O "Rebe Rashab"
Rabi Shalom DovBer Schneersohn de Lubavitch (1860-1920)

Devotou-se ao futuro da nação judaica, envolvendo-se em educação em todos os níveis. segundo filho do Rebe Maharash, e pai do Rebe Rayatz.

6º Rebe: O "Rebe Rayatz"
Rabi Yossef Yitschac Schneersohn (1880-1950)

Nascido no coração do Comunismo, Rabi Yossef Y. Schneersohn lutou pelo Judaísmo na Rússia em todas as frentes, assegurando a sobrevivência do Judaísmo no Velho Mundo. Estabeleceu-se nos Estados Unidos onde revolucionou e reinventou o Judaísmo para o Ocidente.
Conhecido também como “o Rebe Anterior”; filho único do Rebe Rashab, e sogro do Rebe.

7º Rebe: O Rebe
Rabi Menachem Mendel Schneerson (1902-1994)

As origens da atual organização Chabad-Lubavitch remontam ao início dos anos 1940, quando o sexto Rebe, Rabi Yossef Yitschac Schneersohn (1880-1950), designou seu genro Rabi Menachem Mendel Schneerson, seu sucessor e Rebe de nossa geração.

O Rebe assumiu a liderança em 1950, após o falecimento de seu sogro, revolucionando o mundo judaico. Intensificou e ampliou ações em prol de comunidades judaicas espalhadas nos continentes. Motivado pelo seu profundo amor por todo judeu e através de seu imenso otimismo e auto-sacrifício, o Rebe colocou em ação uma quantidade impressionante de programas sociais e entidades educacionais para ajudar cada judeu onde quer que se encontra-se.

Pioneiro em diversas frentes, abriu milhares de Instituições Chabad através de seus shluchim, emissários, em países e locais distantes a fim de resgatar cada alma judaica. Através do estudo da Torá e campanha das mitsvot levou amor e orgulho judaico a cada judeu.

Filho mais velho do cabalista Rabi Levi Yitschac, rav de Yekaterinoslav; quinto na linha paterna direta do Tsêmach Tsêdec; genro do Rebe Rayatz.

 
Comentários (1)
tradução
1 Sex, 08 de Maio de 2009 05:33
Katia Buffolo
Caro editor
Estou realizando um trabalho de tradução de livro sobre judaísmo em espanhol e tenho observado que é possível utilizar mais de uma forma de grafar determinadas palavras. Sendo assim,gostaria de optar pela escrita mais aceita entre os membros da comunidade judaica. Desde já agradeço imensamente.
As palavras são:
chassidismo ou hassidismo?
aquenazi, asquenazita ou ashquenazi ashquenazita?
sefaradi ou serfadita?
Haredi/ haredim( plural)?

Atenciosamente
Katia Buffolo
aliya, aliá ou aliyá?

Adicione seu comentário

Seu Nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Comentário:
 

Beit Chabad centro de estudos ganênu - o nosso jardim sinagoga mikve Clube de Bat Mitzvá Ki Tov!

Partilhar esta página..


Mais...
Facebook Image

Cabalat Shabat

chaláCabalat Shabat, toda sexta às 19h30, com Kidush depois da reza. É a sua oportunidade de se conectar e se reunir com seus amigos judeus. Venha com a família no Cabalat Shabat no Beit Chabad!

 

Busca um Beit Chabad no mundo

Chabad-Lubavitch Directory

Aulas do Colel

O Colel Curitiba está oferecendo aulas de uma grande variedade de assuntos. Você pode marcar uma aula individual ou participar em uma de nossas aulas já programadas. Para a programação do próprio semestre continue lendo. Leia Mais

Ofereça um Kidush!

Ou realize sua festa no Beit Chabad.

Comemore datas festivas e homenageie a memória de seus entes queridos no Beit Chabad.Leia Mais

Minyan diário

Horários das rezas no Beit Chabad:

De segunda a sexta-feira – Shacharit, às 7h30. Minchá e Arvit, às 19h
Cabalat Shabat -19h30
Shabat - Shacharit 10h; Arvit e Havdalá, no término de Shabat
Domingos e feriados brasileiros – Shacharit, às 9h30. Minchá e Arvit às 19h

Leia Mais


Copyright © 2016 Beit Chabad Parana, All rights reserved.